terça-feira, 18 de agosto de 2009

Diga NÃO ao desmembramento da UFCG!

Ontem, 17 de agosto de 2009, foi realizada uma reunião à pedido do atual presidente do D.C.E. da UFCG. Nesta foram explicados e discutidos pontos esclarecedores à respeito do desmembramento da nossa universidade; proposta essa lançada pelo reitor em exercício e , diga-se de passagem, sem conhecimento de fato por parte dos alunos.
Aliás, vale ressaltar que a reunião não foi tão esclarecedora assim, apesar da tentativa de repassar o maior número de informações possível. No entanto, a culpa não foi de Vicelmo (presidente do D.C.E.) ou de qualquer outro estudante que represente o moviemnto estudantil...cabe imputar esta culpa aos nosso "superiores" que monopolizam as informações e as escondem como que para que não fiquemos "a par" do assunto.
Bom, tentamos fazer nossa parte. Foi passado para o alunado presente (por sinal, poucos) tudo o que se sabia sobre a proposta do desmembramento. O objetivo maior foi decidir qual posição tomar nessa questão. Apoiaremos? Iremos contra?
Após a reunião, resolvi me pronunciar...não como representante do movimento estudantil. Mas sim como estudante dessa instituição, muito preocupada com o rumo que tudo isso está tomando.
Desde já, deixo claro que, como representante do movimento estudantil, apoiarei e militarei a favor do que a maioria do alunado achar por bem defender; independente de minha posição pessoal.
Deixo mais claro ainda que, individualmente, sou contra tal medida.
Contra, em primeiro lugar, porque fomos enganados de início ao perguntarmos sobre esse desmembramento e obtermos como resposta que "tal proposta não existia";
Contra por, ao refazermos a pergunta em um segundo momento, sabermos que isso era "uma proposta pra um futuro distante";
Contra por ter voltado das férias e ter descoberto que o "futuro distante" chegou.
Eles escondem as informações, tentam nos ludibriar e de repente aparecem com um projeto arranjado, marcam uma reunião também arranjada e tentam nos empurrar 'goela abaixo' que isso é bom pra gente...não nos questionam, não nos ouvem e ainda dizem que nós que fazemos a Universidade. Fazemos como se nossa voz é calada? Se nossa opinião não os interessa? Aliás, tenho cada vez mais certeza que é assim que tudo funciona...E não venha me dizer que a reunião do dia 20 é pra saber nossa opinião...JÁ ESTÁ tudo arranjado! a reunião é para que nos sintamos importantes, pra acharmos que estamos sendo consultados e pra desencargo de consciência deles próprios. Simples demais; convoca-se uma reunião, lança-se um projeto e tenta levar para seu lado aqueles que ainda não têm opinião formada...reunião essa baseada em mentiras. Pelo amor de Deus!!vão enganar a outro!
Esperam realmente que acreditemos que isso é para o bem da UFCG? que estão fazendo isso pensando na gente? Esse desmembramento não é necessário para a criação de novos cursos! Novos cursos vêm sendo criados - apesar de não suprirem as necessidades dos já existentes - e a universidade vem se expandindo - mesmo que penosamente - apesar de manter o mesmo nome. Estariam pensando na gente se, ao invés de toda essa perda de tempo para satisfazer o ego de uns e outros, investissem na melhoria do que já existe.
Sinceramente, o que vejo aqui é uma sede de poder, um desejo de ascensão às nossas custas. Ou alguém está realmente convencido que, se formos contrários a esse projeto eles irão deixá-lo de lado?
Bom, mesmo que não abortem a operação...ela pode ser, digamos que, sabotada (rsrs!). Mesmo que não sejamos ouvidos ( não o fomos até agora...não vai ser agora que vão se importar com o que pensamos), existem outros meios para fazermos valer nossa vontade. Essa é a hora de fazermos reascender a força proveniente do movimento estudantil. É a hora de entendermos que unidos, somos fortes e podemos ir contra esse autoritarismo. Tudo bem que nadar contra a corrente é mais difícil, que ir contra a parte "mais forte" assusta mas, temos que lembrar que estudantes já se uniram outras vezes e lutaram por causas bem maiores, e em épocas bem piores.
O que quero que cada um entenda é que não precisamos nos conformar, nos acomodar com uma situação que nos desagrada. Desejo sinceramente que desperte em cada um a vontade de lutar por um direito que é nosso e que, se preciso for, tenhamos coragem de sair as ruas, de nos fazer ouvir, seja qual for a forma.
Acredito sinceramente em nossa força. Espero que outros abracem a causa, manifestem-se e façam com que sua voz seja ouvida.

5 comentários:

  1. Um absurdo tudo isso! não tenho nem mais o que falar... de tanto já ter gritado.

    Abraço,

    caixinhadeleite.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. quero publicar na caixinha, deixa?!
    fico feliz por ter pessoas que mais pessoas acreditam em sonhos os quais cremos igualmente.
    deixa a gnt publicar, sensacional o texto.
    abraço!

    ResponderExcluir
  3. muito bom que seja divulgada essa informação,pois como estudantes da UFCG sentimos na diariamente a precariedade da instituição que não ofereçe infra estrutua adquada para nossa formação profissional,Nos deparamos diariamente com essa precariedade quando precisamos de livros do acervo,quando precisamos digitar trabalhos e ficamos horas esperando que um computador esteja disponivel ou quando não há professores para ministrar aulas e nem salas de aulas bem equipadas para a nosssa melhor formaçao, deve ser ressaltado ainda que não está em jogo o nome da instituiçaõ como motivo de nagaçaõ a construção de uma nova universidade, mas sim o fato que a UFCG possui uma imagem conceituada e com o desmembramento a nova instituição teria que caminhar em passos lentos em busaca de prestígio entre as melhores universidades.Por isso digo NÃO!!!!!!!!!!!!!!.

    ResponderExcluir
  4. SERTANEJOS NA LUTA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL

    Padre Djacy Brasileiro, apaixonado por causas sociais.

    Voltando a Universidade Federal [NO SERTÃO], creio que seja imprescindível que nos unamos em defesa dessa idéia, desse projeto. Pois tudo é possível, quando há união e interesse em torno de uma causa. O advogado e professor de direito Joaquim Alencar está coberto de razão, quando diz, com muita propriedade, que “apenas 1,6% dos nossos jovens com idade de estar em universidade estão no estudo superior... 98,4% estão excluídos...isso é um crime que clama a Deus”.
    Abracemos essa causa, com espírito determinista e persistente, acreditando que um dia, com a nossa luta, à custa de sacrifício, humilhação e gozação, poderemos celebrar a festa da libertação no nosso querido povo sertanejo, pois, educação é sinônimo de progresso, consequentemente, de qualidade de vida. É isso que nós desejamos para a futura geração deste abençoado torrão.

    ResponderExcluir
  5. Eu não acredito que li esse comentário feito pelo tão estimado Padre Djacy Brasileiro. Padre é errado pensar que o ato de desmembrar a UFCG fará alguma diferença no nosso sertão tão sofrido.Não fará! O nome sertão é colocado de forma a estremecer os que pensam nessa idéia " de pobres coitados". Não é assim não, os estudantes matriculados ou não na UFCG tem o mesmo direito e necessidades de qualquer um. Nossa briga pelo não desmembramento está no fato de termos DIREITO a continuar com o nome de uma Universidade que escolhemos e, além disse pensamos em nossos professores. Muitos deles passaram anos nas melhores Universidades do país, buscaram a UFCG como referência e agora vão ficar numa Universidade recém "transformada". Que estímulo terá esses professores a continuar.
    Outra coisa importante a falar, é o "nobre" discurso feito por nosso reitor, onde acredito que nem ele sabia o que estava falando. Empresários e futuros, futuros políticos ou Padres que "adoram " uma revolução estão a favor...engraçado que nenhum deles sabe, ou se quer pode iamginar nosso cotidiano.
    Os únicos que podem ser contra ou favor nessa história são os que fazem parte dela...!
    Vamos procurar nossos lugares!!!!
    Vejo-me decepcionada...

    ResponderExcluir